segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Prince Of Persia (Super Nintendo)


Gênero: Ação/Plataforma

Originalmente vindo do PC, este é um dos títulos de sucessos fervorosos na época, não é exatamente pela história, simples, clichê, de uma certa forma interessante, mas sim pela união da complexidade das fases que o fazem "quebrar a cabeça" literalmente, junto a dificuldade encontrada para ultrapassar todos os obstáculos do jogo. Acredite, nem mesmo a primeira fase é tão fácil assim, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, nada que você não possa superar, se você for muito, mas MUITO dedicado.
O rei de Persia parte para uma guerra, e deixou seu reinado aos cuidados de Jaffar. Este, por sua vez tornou Persia em um reino corrompido, e ainda por cima quer se casar com a filha do rei, a Princesa, que se sente atraída por Leslie (O Príncipe de Persia). Jaffar, ao saber disso, captura Leslie e o joga nas profundezas da masmorra de seu castelo, e estabelece duas opções a Princesa: "Case-se comigo, ou morra.", dentro do prazo de 2 horas (90 minutos na versão original) para se decidir. Enquanto isso, Leslie percorrerá todo o caminho até aonde está a princesa, enfretando guardas, passando por armadilhas (bastante) traiçoeiras, encontrando maneiras para passar pelos portões, e muitas ameaças que vão dar trabalho ao jogador de primeira viagem neste jogo, que apesar de simples, ainda sim vai prender a atenção do jogador até o último suspiro do prazo ou de sua paciência. O que vier primeiro...



A versão para o console de 16-bit da Nintendo trouxe 8 novas fases em adição as 12 fases originais da versão para PC, mas nem são tão originais assim porque elas foram bruscamente redesenhadas e remodeladas para esta versão. Logo no início, assim como em qualquer outro jogo, você irá se familiarizar com os comandos, que são um tanto quanto "imprecisos", mas com um pouco de prática (vá jogar um pouco no modo Training antes) creio que você se aborrecerá menos nos próximos níveis. Eu prefiro imaginar que as garrafas que indicam sua energia nem existem, que apenas basta um dano qualquer para morrer, o que não está muito longe de ser verdade. Todas as armadilhas presentes no jogo tornam Leslie num boneco de porcelana, você morrerá VÁRIAS vezes, acredite em mim, e terá que recomeçar TUDO de novo no nível em que morreu, isso quer dizer que você deverá matar todos aqueles guardas que você matou, terá que dar aqueles saltos arriscados naqueles precipícios, terá que ser cauteloso ao passar por aquelas guilhotinas irritantes, e enfim, esses são alguns dos pontos negativos do jogo, além da ausência de checkpoints, o irritante método de "salvar" seu progresso através de password, e, Deus, a extensão das fases e repetições nos visuais, a cada 3 fases superadas, aí sim você irá se deliciar com novos níveis de design novo, músicas novas, que aliás não deixam a desejar levando em conta as limitações da época.



Como eu já disse, a trilha sonora do jogo é muito boa, já o "tilindar" das espadas parecem um bater de garfos ou algo parecido, e os passos do Príncipe correndo parece sei la o que, mas barulho de passos no chão, eu garanto que não são. Deixando de lado esta falta, deixe-me introduzir a parte boa do jogo, alguns dos fatores que me fizeram querer jogar esta pérola do nível insano de dificuldade até o fim: O jogo é em tempo real, ou seja, você terá que passar por tudo em menos de míseras duas horas, parece uma eternidade, se pensarmos linearmente que são 20 fases para passar, poderia ser relativamente fácil, mas as incontáveis mortes que você sofrerá (ah, eu tenho certeza que vai), a extensão das fases e a complexidade de alguns quebra-cabeças fazem você pedir mais 2 horas para chegar até o fim antes que o final não seja dos mais felizes, esta é uma das coisas pelas quais tornam o jogo interessante, mas também há as batalhas contra os chefões, que apesar de não serem um pesadelo, tem uma dificuldade razoável. Há também as garrafas que recuperam sua energia, e também aquelas que aumentam uma garrafa ao seu medidor de energia, mas também há garrafas de outros efeitos: Envenenadas, as que fazem Leslie planar no ar, as que fazem a fase ficar de ponta-cabeça, e outros efeitos (in)desejáveis a você.
Por fim, creio que algumas coisas que eu havia mencionado por aqui, fariam você tremer de medo diante da prévia da enorme dificuldade deste jogo (trema se você não for um jogador hardcore), mas Prince Of Persia é um grande jogo, apesar das repetitividades das fases, você ficará um tanto quanto satisfeito pelo desafio que ele o proporcionará e as surpresas que surgirão no meio do caminho rumo ao resgate a Princesa. Fórmula que não foi muito bem aproveitada em seu sucessor, Prince Of Persia 2, mas isto é outra história. Tá esperando o quê? O tempo está passando, rapaz!

Nota: 7,0

Download: Emuparadise

2 comentários:

Unknown disse...

saudades do meu super nintendo :(

Unknown disse...

saudades do meu super nintendo :(