sábado, 19 de janeiro de 2008

Breath Of Fire (Super Nintendo)

Gênero: RPG

Se é pra falar de "velharias", não podemos deixar de falar sobre Breath Of Fire, certo, OK, você agora estará se perguntando dos atrativos dele com relação ao meu último post sobre Chrono Trigger já que eu afirmei que era "imbátivel", "joinha", etc e tal. Bem, para começar, o primeiro RPG oficial da Capcom, lançado em 1994, originalmente para o Super Nintendo e relançado em 2001 para o GBA, é um típico RPG que ainda não perdeu a essência de um bom jogo de RPG, apesar dos gráficos simples e da jogabilidade um tanto confusa, com vários comandos de batalha/menu, não deixa de ser um jogo que agrada a qualquer um que venha a jogá-lo. O porquê? Simples, a o enredo do jogo é magnífico, original e com uma boa dose de clichê RPGístico que não faz o jogo ficar "viajante" demais, e vai pelo menos fazer você pensar: "É, faz sentido".
Eis o caso: Você entra na pele de Ryu (Não, pare de pensar em Street Fighter e volte para cá, animal.) e acorda no seu quarto, que está em... chamas! (???), logo você se dá conta de que os responsáveis por este ataque são nada mais que os membros do lendário Black Dragon Clan (Clã do Dragões Negros), é claro, Ryu e todos naquela casa são membros do (também) lendário Light Dragon Clan (Clã do Dragão da Luz), obviamente, contrapartes do Black Dragon Clan. Todos os membros da Light Dragon Clan são petrificados e Sara, irmã de Ryu, vai batalhar contra Jade, um dos generais da Black Dragon Clan, e é logo raptada. Ryu, sozinho, vai atrás de sua irmã para salvá-la. Mas não é só isso, logo depois, seu objetivo principal é impedir que o Black Dragon Clan recupere as 7 chaves que libertam Tyr, a deusa da destruição.



Entretanto, Ryu não estará sozinho nesta jornada. Ele irá contar com vários aliados de outros clãs, e cada um deles tem suas próprias habilidades, tanto em batalha como no mapa principal, como Nina, que possui ótimas magias de cura e suporte nas batalhas e pode se transformar em pássaro, podendo ir para qualquer lugar do mapa rapidamente mais tarde no jogo. Bo, o caçador, é um arqueiro humano-lobo, que possui algumas magias ofensivas e pode andar pelas floretas do mapa, guiando o grupo. Karn é um ladrão que pode abrir baús com armadilhas e destrancar portar, e mais tarde pode se "fundir" com outros personagens do jogo (Dragon Ball? Alguém?). Gobi, o homem-peixe pode se transformar em um grande peixe e nadar para outros lugares do fundo do mar que não poderiam ser acessados a pé. Ox, o ferreiro pode derrubar algumas paredes e é um ótimo lutador físico. Bleu, a feiticeira, não possui nenhuma habilidade no mapa, mas ela possui magias fortíssimas e ela é extremamente útil na reta final do jogo. E finalmente, Mogu, a marmota, que pode escavar certos locais do mapa. Ryu possui uma habilidade meia (hã?) no mapa, que é a de pescar, mas é uma prática extremamente útil se você quiser coletar todos os equipamentos do dragão e conseguir todas as tranformações de dragão que ele pode adquirir ao longo do jogo.



Não pense que toda esta ajuda torna o jogo mais fácil, ainda sim é possível afirmar que Breath Of Fire, ainda sendo um RPG simples, ele é MUITO difícil! Até nas primeiras lutas é possível perder, e certas partes do jogo você poderá ser surpreeendido com lutas extremamente pesadas e que requer muita paciência, estratégia e sorte! Ironicamente, a batalha final contra Tyr, se tiver a transformação do dragão Agni, é ridícula de fácil, mas, com certeza, no fundo, você abrirá um pouco da tensão-batalha-final, mas vale a penas para ver o final verdadeiro do jogo. Em contrapartida, se optar por suar a camisa sem a transformação de Agni você será recompensado com um final meia-boca. Eu acho que os programadores do jogo queriam colocar uma moral na história que seria mais ou menos assim: "Os preguiçosos sempre irão se dar bem", ou algo parecido, bem, essa minha afirmação se deve a situação sobre Agni que eu comentei antes, mas esqueça o final.
Se você for um jogador paciente, dedicado e que aprecia jogos bastantes desafiadores, Breath Of Fire será uma alegria de stress, xingamentos, "Já morri?", derrotas e muita chibatada nas costas, com uma pitada de "quero mais" ao querer jogar Breath Of Fire II assim que terminar, mas se você não tem a menor paciência para jogos deste gabarito, passe longe dele e vá jogar seu Final Fantasy.

Nota: 7,5

Donwload: Emuparadise

Nenhum comentário: