quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (Nintendo 64)




Gênero:
Luta/Ação

Que uma coisa fique bem clara por aqui: Sub-Zero é um dos meus personagens video-gamísticos favoritos, mas este jogo quase pôs em questão este título pessoal atribuído ao guerreiro do clã Lin Kuei, que estava em conflito com o clã de Scorpion. Ao começar, você fica por dentro dos detalhes do conflito e vai para o Templo Shaolin em busca do mapa dos medalhões dos deuses. Ao entrar, você encnotra seu rival, também atrás do mesmo item que você procura. Ao chegar lá, você enfretará o seu contraparte amarelado e terá a chance de lhe aplicar um Fatality, dependendo da sua escolha, evento(s) acontecerá(ão) no futuro, cabe a você escolher sim ou não. A partir daí o jogo começa a se denserolar assim como a história.




A idéia de introduzir elementos de jogos de luta num jogo de ação não é má, mas o pessoal da Midway não deveria ter "presenteado" os fãs da série mais sanguinária dos video-games com um Prince Of Persia 2.1. Para começar, eu vou apontar logo para os gráficos. São pouqíssimas coisas em 3D que você irá encnontrar neste jogo, nem mesmo os sprites (o seu "boneco", os inimigos, itens) escaparam da pobreza gráfica. Personagens com tamanha falta de criatividade que você só não se perguntaria se é a mesma fase por que o jogo, pelo menos, tomou a decência de suspirar o pouco de criatividade que tinham em mente nos cenários das fases, que aliás, mesmo assim são muito mal-montadas, é facílimo você se perder, e nem ao menos um mapa você possui. É possível passar horas na mesma fase, aliás, poucos minutos, já que você tem apenas 3 vidas para seguir em frente e um continue safado que podem ser sua única chance de se salvar de um Game Over broxante que o levará de volta ao início do jogo inteiro! Sim, você terá que começar TUDO de novo, a menos que você tenha anotado o seu password (Sim, nem mesmo pensaram na economia de nossos lápis e papéis) para voltar ao ponto onde parou. E nem os controles se salvaram. A mistureba de comandos de jogo de luta com jogo de ação foi tão bizarra que até existe um botão para fazer Sub-Zero virar! VIRAR! Os comandos de Prince Of Persia de Super Nintendo vão até parecer uma maravilha diante dessa combinação ousada, mas que derrapou feiosamente na bosta. Um dos jogos com a pior jogabilidade que já joguei.




Quanto ao fator som, eu diria... razoável, bem razoável mesmo, as músicas das fases são um tanto quanto "nada a ver" com o clima, uma vez respeitável, da série Mortal Kombat, são silenciosas, parecem todas iguais, nem os personagens tem suas próprias vozes, que aliás seria meio que pedir demais para os programadores, já que eles até colocaram um Raiden de fogo (???). Sim, foi isso mesmo o que você leu. E o tiro de misericórdia deste jogo fica por conta do péssimo final, que nem vou contar para tirar o restante do tesão que você poderia estar sentindo mesmo assim para jogar este jogo apesar de eu estar falando tudo isso. A versão de Playstation é um tanto quanto menos dolorosa, pois você assistira a "brilhante" atuação dos personagens, que servem mais para dar risadas de seu "brilhantismo" ao invés de se concentrar na sua próxima missão, como o Sub-Zero com roupa de plástico que respira como se estivesse entubado. O líder do Lin Kuei que mais parecia o Ermac, entre outros, eu diria que a atuação menos grotesca fica nas mãos de Quan Chi. Um dos pontos mais engraçados é quando Sub-Zero reencontra Scorpion em Netherealm, quando vão fazer posição de luta, mais parece que estão se preparando para fazer a dança do ventre (Chamem a Jade, por favor!). Os cenários são de uma montagem tão cara-de-pau que mereceriam o troféu abacaxi, como a montanha que Sub-Zero escala quando vai começar uma fase que nem lembro mais. É, pelo menos o jogo serve mais para rir do que chorar...
As fases são difíceis até demais, algumas possuem até mais de um chefe cada, aliás, eu diria "ultimos chefões", por que, sinceramente, graças a Deus, eu nem tive coragem de colocar um cartucho desses no meu Nintendo 64, foi no emulador mesmo, e ainda zerei por save state, nem Prince Of Persia chegou a ser tão impossível quanto isto! E prepare-se que ainda há o nível Hard que o fará se ajoelhar e pedir para sair até mesmo nos primeiros níveis. Pelo menos a versão para o console da Sony deu um consolo para quem passou uma eternidade juntando sua experiência para aprender o último golpe e eliminar a forma verdadeira de Shinnok: Fotos dos bastidores e um "Falha Nossa" que esboça uma leve levantada na ponta do lábio esquerdo só para não dizer que foi sem graça, que aliás, isto não acontece na versão do Nintendo 64. Isso mesmo: Você não recebe NADA! Mesmo que você se cague para matar Shinnok monstro no modo Hard umas 83 vezes, nada de novo acontecerá, nem o cartucho ficará dourado. Uma pena, realmente uma pena. Creio que a maioria dos fãs assíduos da série (e do Sub-Zero) irá se decepcionar muitíssimo com esta "falha" e estará envolto a um círculo de Z's no maior, e mais absoluto tédio vendo Sub-Zero morrer demasiadamente (nem as mortes são bonitas). A maioria irá aturar apenas a primeira fase, desligar o power, e dizer "Próximo!".

Nota: 3,5
Download: Emuparadise

Um comentário:

Unknown disse...

sim e como e que eu posso dar um fatality mortal kombat mythologies:sub_zero nintedo 64