terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Super Metroid (Super Nintendo)

Gênero: Ação/Plataforma


O terceiro game da série de Samus Aran, uma caçadora de recompensas espacial que vai até uma colonia espacial ver o que aconteceu com o bebê Metroid que havia sido deixado para ser analisado pelos cientistas, mas ela é atacada por um dos Space Pirates (piratas espaciais) Ridley, que vai embora com o bebê Metroid. Samus vai para o planeta Zebes atrás do bebê Metroid.
Super Metroid conta com um (dessa vez) vasto Planeta Zebes, infestado de up-grades escondidos ou em posse de chefes, que são osso duro de roer, até mesmo se você tiver vários tanques de energia reserva, o que torna o jogo mais desafiante. Mais desafiador ainda é encontrar todos os itens do jogo, mas isso aí é ambicioso demais se você somente almejar isso no começo do jogo.
Uma das coisas que você deve realmente se preocupar no jogo é saber como avançar em certas partes. Por exemplo, você pode ficar minutos sem saber o que fazer para passar daquela salinha cavernosa ou passar horas até descobrir que você precisava daquele item pra passar por lá. O jogo não dá nenhuma pista do que será preciso ser feito (O que torna mais desafiador e interessante) para poder passar, mas até você descobrir que precisava daquilo para avançar numa certa área, você acaba descobrindo novos locais para explorar com mais power-ups que vão ajudar, e muito, o seu avanço no jogo.



Se você acha que não ter pistas do que fazer torna o jogo difícil demais, não se preocupe, Samus Aran conta com um mapa para você se localizar, e frequentemente você irá olhar o mapa para se localizar ou então para verificar se não deixou alguma sala pra trás sem visitar, o que é muito comum de acontecer se você for do tipo de jogador que acha que vai perder tempo indo atrás de up-grades, mas acredite: Esse up-grade pode salvar sua pele quando estiver cara a cara com um chefe, que aliás são várioes nesse jogo, e nem sempre há um "prévio aviso" de quando você irá enfrentá-los, tornando sua aparição surpreendente, mas muitas vezes você acaba sendo pego despreparado e você, consequentemente, morrerá algumas vezes até descobrir seus pontos fracos e estar devidamente preparado para enfrentá-los.
Enquanto progride em sua longa jornada, você irá encontrar uma variedade enorme de itens, incluindo raios (beams), mísseis, armaduras, e outros up-grades clássicos como o Graple Beam que é como se fosse uma espécie de "Hookshot" do Zelda, e o Screw Atack, que é a habilidade mais conhecida de Samus que você dá vários saltos e pode alcançar grandes distâncias e ainda pode destruir inimigos ao entrar em contato com eles enquanto estiver usando esta maravilha, porém, é uma das habilidades mais tardias do jogo. Enfim, em variedade o jogo não deixa a desejar, ou até pode-se dizer que é pouco demais pra um jogo (Bom, num jogo nada é demais se for em questão de variedade hehe).



Em questão de áudio e gráficos, Metroid também não deixa a peteca cair. Embora muitos reclamem da aparência "obsoleta" dos gráficos, Super Metroid cumpre muito bem seu papel, tá certo que na época saíram jogos com gráficos superiores, mas este jogo ainda sim, impressiona com a visão "obscura" nas áreas, aliás, todos os jogos da série são um tanto quanto obscuros, acho que é por isso que a série até hoje me fascina por esse fator de seriedade, um clima meio sombrio, de suspense. O mesmo posso dizer sobre o áudio que está de altíssima qualidade, tanto que até futuros jogos da série como Metroid Prime, Metroid Prime 2: Echoes, e o mais recente: Metroid Prime 3: Corruption possuem algumas músicas "herdadas" (remixadas) de Super Metroid.
E em jogabilidade também é muito boa este jogo, tanto que até jogos da série Castlevania se inspiraram em Metroid no seu sistema de mapa, e também no estilo progressivo do jogo de colecionar itens e power-ups para avançar. A variedade de comandos que você pode executar na pele de Samus é tão bárbara, e irá deixá-lo até espantado quando colecionar mais itens que lhe darão novas habilidades, levando até crer que este jogo não é um jogo de um concole de 16-bits, mas sim, assustador, porém é verdade, Super Metroid é considerado o jogo mais longo para o console e deixa muito Megaman e Mario no chinelo diante da quantidade colossal de comandos e habilidades que você poderá usufruir.



Diante de tantos atrativos (mesmo que escondidos em toda parte do jogo), com certeza posso dizer com total segurança que Super Metroid é o melhor jogo de ação/plataforma criado para Super Nintendo, pois é um jogo tão complexo camuflado em sua aparência simples, que no mais tardar desencandeia sua complexidade aos poucos sem que o jogador perceba, é um jogo que o deixa tenso quando você fica preso em algum lugar e se sente eternamente aliviado quando descobre a saída e finalmente poderá explorar novas áreas, é um jogo que vai te deixar extremamente irritado quando terminar e vai dizer "É só isso?", pois você ficou tão viciado nessa exploração quase eterna que nem perceberá que passou horas/dias tentando zerá-lo, é um jogo que mesmo sem uma história contínua, nem personagens para interagir (ou enfeitar), prova que é necessário muito mais do que esses fatores superficiais para se fazer um bom jogo, aliás, excelente jogo, que aliás, é uma das minhas séries favoritas, e nunca me decepcionou, graças a este clássico que você não irá morrer em paz se não jogá-lo (Ou até mesmo terminá-lo)...

Nota: 10,0

Download: Rom Hustler

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