sábado, 5 de janeiro de 2008

Mega Man X (Super Nintendo)



Gênero:
Ação/Plataforma

Mega Man X marca a estréia da franquia no Super Nintendo. Lançado em 1993 no Japão (sob o nome de Rock Man X, originalmente). O game está mais "maduro", e isso pode ser explicado pelo fato de a Capcom resolver mudar o visual da série para estreiar num 
videogame de nova geração (até então, na época). Dessa vez, o vilão não é Dr. Wily. Em seu lugar, temos um inimigo muito mais perigoso: Sigma. Não existe o cão Rush, nem chefes de fase com o sufixo "Man" no nome, que foram substituídos por espécies de "Robôs-Animais-Humanos" (é sério). Tudo mudou, o história agora é no futuro e Megaman ganhou novas habilidades e trambolhos poderosos.



A história do jogo se passa no ano 21XX. Dr. Light (sim, aquele mesmo velhinho carismático dos outros jogos) constrói um Robô com capacidade própria de pensar e agir, e o batizou de X (erroneamente chamado de Mega Man X, por muitos) . No entanto, Dr. Light resolveu desativa-lo para que ele possa, futuramente, ser a esperança do Mundo, talvez até do Universo. Em 
uma de suas escavações, o cientista botânico Dr. Cain encontra a cápsula onde X permanecia desativado.
Percebendo que estava diante de uma tecnologia absurda, Dr, Cain estuda a anatomia de X e desenvolve novos robôs a partir disso, denominados Reploids, que também possuem livre arbítrio. Dentre esse robôs, há aqueles que se voltam contra os humanos. Estes são os "Mavericks". No entanto, para se defender de tal ameaça, foi criado a "Maverick Hunters". 
O líder desta equipe era Sigma, que se tornaria o pior pesadelo de X mais tarde.
Curiosamente, Sigma foi desenvolvido com um chip neural interno capaz de impedir que o mesmo se rebelasse um dia...



Com os Maverick Hunters no comando, tudo estava sob controle. Mas como nem tudo são flores, existia um pentelho vermelho que dava mais dor de cabeça que os demais Mavericks: Zero. Este foi criado pelo maléfico, Lunático e sem nada pra fazer, o temível Dr. Wily. Zero era terrivelmente poderoso. Sozinho, e sem ajuda de ninguém, conseguiu acabar com todo um batalhão de Maverick Hunters. Sabendo disso, Sigma foi tratar de uns assuntos pessoalmente com Zero, para evitar mais perdas. A reunião não foi nada delicada, e Sigma saiu totalmente ferido. 
À beira da morte, conseguiu fugir após um ataque epiléptico de Zero. No entanto, Sigma foi contaminado com o vírus que atormentava Zero, mas ainda não apresentava sinais de rebeldia, afinal, ele possuia um chip neural de segurança...
Zero foi consertado por Dr.Cain, e se tornou um Maverick Hunter e amigo muito próximo de X (hmm...). Nesse momento, Sigma se revela um cara malvadão e recruta vários Reploids para se aliarem a ele. O resto da história... nah!!! Descubra jogando. Escrever aqui seria um spoiler...



Okey, okey, vamos agora para a análise técnica e crítica do game. Eu como fan boy assíduo da série, diria que a jogabilidade é perfeita, os gráficos possuem uma beleza ímpar e os sons tem qualidade de Cinema. Mas não é bem assim... por ser o primeiro jogo, Mega Man X realmente é muito bom, mas tem seus defeitos, apesar de quase nulos. Vamos primeiro as novidades introduzidas na série, a partir desse jogo.

  1. Fase inicial introdutória: Serve pra você se acostumar com a jogabilidade e treinar os comandos de X. Aqui você conhece os inimigos e os obstáculos clichês dos jogos de plataforma.
  2. Wall Jump: Um movimento novo... usado isso aqui, você pode escalar paredes. Sim, como Ninja Gaiden!
  3. Heart-Tanks: Aumenta sua energia, ou se preferir, seu "sangue". Pois é, diferente dos jogos anteriores, X começa com um tamanho insignificante de Life e morre com dois ou três tiros. Item importante!
  4. Sub-Tanks: Se a série evolui e se torna cada vez melhor, o mesmo não pode se dizer sobre as parafernalhas do jogo. Diferente das E-tanks, que recarregavam sua energia instantaneamente, aqui você precisa reabastece-lo, catando esferas de life no jogo. Além disso, você só possui quatro desses elementos! Bem trevas...
  5. Cápsulas do Dr.Light: Servem para deixar X mais bonito, e de quebra, faz com que ele ganhe novas habilidades. Você pode ganhar mais poder de fogo, Quebrar bloquinhos com a cabeça e capacidade de suar o Dash, movimento que substitui o carrinho da série clássica.
  6. Hadouken: Easter-Egg da Capcom. Aqui você aprende uma das técnicas mais famosas do mundo dos videogames, o Hadouken, de Street Fighter. Na verdade, quando se fala em Hadouken, todos já sabem a qual série pertence. Agora eu pergunto: me diga o nome de um golpe famoso de Mortal Kombat!



Agora eu vou relacionar os defeitos, que são três: primeiro, para um gamer hardcore, que curte zerar os jogos de videogame sem coletar itens, este jogo fica devendo. Há upgrades obrigatórios em certas fases.O segundo defeito é que não da pra jogar com Zero... e por último, esse jogo acaba com sua vida social até que você o 
finalize pelo menos umas oito vezes. Okey, não são exatamente defeitos, mas é pra mostrar
que até um Fan Boy de Mega Man sabe apontar coisas negativas de sua série favorita.

Nota: 9

Download: Emuparadise


3 comentários:

Unknown disse...

Link ta quebrado...

Feliz agora? ._.

Rocmar disse...

Link consertado .___."

William de Oliveira Ferreira disse...

Só 9?

eu dou nota 1000!!!

MMX é exelente!


Quanto ao zerar sem pegar nada, dá pra zerar só com a caneleira e o canhão, num sei se foi isto que você quis dizer...