sábado, 5 de janeiro de 2008

Chrono Trigger (Super Nintendo)


Gênero: RPG

É incontestável a genialidade depositada nesta obra que revolucionou os RPGs, pelo menos na época. É incontestável a criatividade usada para gerar uma história tão envolvente e que nos faz, as vezes, nos sentir parte dela. É incontestável o número de inovações e peculiaridades que fizeram deste jogo um verdadeiro clássico da era do Super Nintendo, vulgo Snes, a qual outros grandes jogos do gênero poderia dificultar o sucesso de Chrono Trigger. Mas não, Chrono Trigger é muito mais do que isso. Quem não jogou poderá está perdendo a chance de testemunhar a origem (ou pelo menos a tentativa) dos RPGs de hoje. É claro que eu não quero dizer que todos os RPGs atuais são iguais, mas enfim...



Ao começar, você ajusta suas configuarções de jogo, começando pelo nome do personagem (Crono), tipo de batalha (Os inimigos atacam ou não atacam enquanto você decide o que fazer: atacar, usar itens..), entre outros. Você acorda numa bela manhã no ano 1.000 A.D. pela sua mãe, e vai até a Feira do Milênio e conhece Marle, que na verdade é... (ops, spoilers), enfim, Marle é dragada para um portal do tempo gerado da invenção criada por Lucca, amiga de Crono e é aí que a aventura começa.
Pode não parecer o começo mais fantástico de todos, mas você verá ao longo do jogo que cada história "puxa" outra e assim por diante. Você conhecerá mais personagens com sua própria história, como o cavaleiro Frog, que foi transformado em sapo através de uma maldição lançada pelo feiticeiro Magus, que também entrará para seu grupo, ou não. Há também personagens de épocas bem distintas, como a guerreira Ayla, que veio da pré-história, e o robo chamado Robo (????) que é encontrado por Crono, Lucca e Marle e cia e é consertado por Lucca.
Logo, você descobre que há uma espécie de parasita-alien chamado Lavos, que surge do fundo da Terra em 1.999 A.D. e destrói completamente o planeta. Mas você não irá deixar isto acontecer, não é?
Além de possuir um sistema de batalha incomum, você pode ver os inimigos ao seu redor, e poderia evitar batalhas apenas não passando perto deles. Inovação esta que torna o jogo muito mais interessante do que a maioria dos RPGs em que os inimigos surgem do nada enquanto estiver andando pelo cenário. E não parava por aí, além dos pontos de experiência que você adquiria dos inimigos, há também os Tech Points, que você pega para aprender novas técnicas, independente do nível em que esteja. Além das técnicas comuns, você ainda podia combinar ataques de dois ou até os três presonagens de seu grupo e formar um ataque muito mais poderoso. Entretanto, tá certo que estas combinações, na maioria das vezes é um tremendo desperdício de TP, mas ainda sim é uma inovação que merece ser citada.
Os gráficos também são um show a parte neste jogo. Eles tem seu brilho especial, e o áudio, então.... Sem palavras. É uma das melhores trilhas sonoras de video-game, não minha opinião e com certeza deve bater muita trilha sonora orquestrada da geração atual de games.


Muitas vezes, para progredir, você precisará viajar no tempo para "consertar" certos eventos na história. Com a ajuda de portais do tempo ou da máquina chamada Epoch, que será encontrada mais tarde. São seis épocas as quais você irá viajar no total: 65.000.000 B.C. (Pré-história), 12.000 B.C. (Idade das Trevas), 600 A.D. (Idade Média), 1000 A.D. (Presente), 1999 A.D. (Dia de Lavos) e 2.300 A.D. (Futuro). Há também uma espécie de "área" ou "época" chamada Fim dos Tempos, aonde você você entra em pilares para viajar pelas épocas antes mencionadas.
O jogo também não é conhecido somente pela história, pelo fato de viajar pelo tempo, mas também há um outro fator que o fez se destacar entre os joggos de RPG da época e é motivo para jogar este jogo várias vezes: Este jogo possui vários finais diferentes! São 13 no total (Exceto o final em que você perde para Magic). Alguns desses finais possuem algumas variações dependendo de suas ações durantes o jogo. A maioria desses finais só poderão ser vistos somente quando habilitar o modo "New Game +", aonde você começa o jogo novamente, mas você começa com o mesmo nível, equipamentos e itens do jogo anterior.
O único, eu disse o ÚNICO pecado deste jogo é que ele é curto demais, especialmente por ser um RPG de Super Nintendo, que até hoje são os melhores e os mais bem elaborados, na minha opinião. Erro que é compensado graças ao fato de haver vários finais e você é obrigado a enfrentar Lavos em momentos diferentes do jogo. Há também as Side-quests que também podem influenciar no final do jogo. No final, este jogo conseguiu fazer, impecavelmente este erro passar desapercebido.
Enfim, tudo isso é apenas um resumo de que Chrono Trigger é um clássico, aliás uma lenda que não pode faltar no seu "histórico gamer", e muito menos se você aprecia de verdade jogos de RPG. Acredite, este jogo não deixa a desejar em nenhum minuto, e com certeza irá te desprender do limitado mundo dos Hadookens e Shoryukens.

Nota: 9,5

Download: Emuparadise

Nenhum comentário: