sábado, 5 de janeiro de 2008

Castlevania: Symphony of the Night (Saturn/Playstation)



A série Castlevania é uma das mais famosas e bem sucedidas do mundo dos Games, criada pela Konami. No entanto, nunca mais foi a mesma com o lançamento de Symphony of the Night. Pode-se dizer que este jogo é um divisor de eras. Até então, você controlava caçadores de vampiros com chicote na mão por fases lineares e uma jogabilidade "travada". Agora, o herói é o filho de Drácula, Alucard. No lugar de chicotes, estão espadas, claymores e até katanas. Foi adicionado um toque de RPG e aventura ao jogo, e as fases são interligadas entre si, formando um inenso e único Castelo por onde se passará todo o game. As músicas tiveram um tratamento excepcional, dando ao jogo o título de uma das melhores trilhas sonoras dos games. Passagens secretas existem em todo canto, e inúmeros itens importantes estão espalhados pelo castelo, dando um desafio a mais pra quem já zerou o jogo e não tem mais o que fazer.



O jogo começa na batalha final contra o Drácula, direto do game que o antecede: Rondo of Blood. Na pele de Richter Belmont, você enfrentará Lord Drácula, mas nada muito difícil. Cinco anos após 
os acontecimentos de Rondo, Alucard inocentemente acorda de seu sono profundo devido a nova encarnação do 
Castelo das trevas, Castlevania. Adentrando a morada do mau, 
logo no início, você percebe o quão lentos e fracos os inimigos são, 
mas isso pode ser facilmente explicado: você começa com os melhores 
equipamentos do jogo. Passado o susto inicial,  
o jogador encontrará a amável senhora das trevas, que atende pelo nome de "Morte", e faz o favor de tomar todos os seus pertences para si. Mas não se preocupe, logo você encontrará uma faquinha e um escudo de madeira para progredir em segurança. No entanto, não muito longe dali, Alucard se depara com o primeiro de muitos chefes que enfrentará. Bem, na verdade são dois, mas não são muito dificeis, com três ou quatro vidas é possível derrota-los. Após a a batalha, o jogador é recompensado com um item que aumenta a capacidade máxima da energia (cópia da Heart-Tank do Mega Man X). Como deu pra perceber, o início do jogo é bem complicado, mas não se preocupe, vai ficar pior. Alucard terá acesso a mais áreas, enfrentará novos inimigos e encontrará mais itens úteis (ou não... é sério).



Symphony é realmente um jogo obscuro. É comum, em certas partes, você encontrar inimigos tão, mas tão fortes, que farão você voltar por medo pra subir de nível matando inimigos mais fracos em áreas ja exploradas. O pior é que mais adiante, será comum você encontrar versões mais avançadas desses inimigos, e pior ainda, em bandos de três ou quatro sedentos por sangue. Mas a Konami é generosa com os jogadores e disponibilizou no jogo, pergaminhos que ensinam novos ataques e magias para Alucard. Existe até um velhinho vendedor na biblioteca do castelo que vende itens, equipamentos, comida e até vídeos ensinando a derrotar os chefes (!!!). O pior erro do jogo mesmo, são os gráficos. São 2D tão magníficos que farão você parar de jogas só para contempla-los, fazendo com que os inimigos te ataquem, inimigos estes que estão igualmente perfeiros assim como o cenário e o próprio Alucard, que possui inúmeros Sprites de animação da melhor qualidade. Falando em cenário, estágios interligados e áreas dependentes, não é difícil reconhecer a fonte de inspiração da Konami: Metroid.



Okey, você chegou ao final do jogo? Legal. O que? O chefe final não é o Drácula? Ráaa, então você ainda ta na metade da história, pobre gamer... Depois de chegar ao suposto "final", você deve explorar novamente Castlevania... de ponta cabeça! A partir desse ponto, é hora de separar homens de crianças. O desafio aumenta muito, seu nível e todos os seus itens e habilidades parecem não fazer efeito aqui e são praticamente inúteis. No Castelo 2 (ou castelo invertido), existem novos equipamentos para coletar, e novos chefes para enfrentar, chfes que dessa vez lhe recompensam com cinco tesouros do Drácula. Somente ao coletar estes cinco tesouros você poderá enfrentar o verdadeiro Chefe final, Seu pai, Lord das Trevas e Senhor do Caos: Drácula. Não é tarefa fácil adquirir 200% no jogo (100% em cada jogo). É preciso explorar cada área e adquirir todos os itens. Existem armas escondidas dentro de inimigos, Equipamentos dentro de salas secretas e por ai vai. Para alcanças tais áreas, Alucard precisará abusar de suas habilidades, e para isso, conta com sua transformação de Lobo, Morcego e Fumaça (!!!). Para ajudar com os inimigos, você pode contar com a ajuda de alguns amiguinhos: um morcego, uma fada, um demônio, uma espada voadora e um fantasma...



Enfim, SotN é um jogo bem Hardcore, mas que recompensa os jogadores com gráficos e sons magníficos, uma história complexa, jogabilidade refinada, 4 finais diferentes, 2 áreas exclusivas para jogadores do Saturn (apesar de a versão Playstation sair ganhando com efeitos de transparência e objetos 3D) e a possibilidade de destravar personagens extras, como Richter e Maria (também exlusiva da versão Saturn, céus..). Enfim, se você for fã de um jogo difícil, SotN é pra você. Se é fã da série, esse jogo é obrigatório. Se gosta de gráficos e curte um som orquestrado de primeira, SotN também é pra você. Mas se você não se encaixa em nenhum dos quesitos acima, SotN também é para você.

Nota: 10

Download: Emuparadise

Um comentário:

Sérgio Augusto disse...

ponha ai uma rom do sega cara valeu.
Dracula x
agradeço
Amplexos!!!