quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ninja Gaiden (NES)

Gênero: Ação/Plataforma

Muito bem, ta certo que este jogo é bem arcaico mesmo, já vai fazer uns 20 anos que ele foi lançado, mas o fato é que Ninja Gaiden é um daqueles jogos que realmente despertam aquela aclamada nostalgia da era 8 bits, a qual os jogos eram absurdamente difíceis, e o pior: Nada de saves, nem continues e nenhuma das mordomias da era atual dos games, e merece ser lembrado por isso. Poderia ser descrito como o jogo curto e grosso que faz você querer chegar até o fim para ver todos os detalhes da história de Ryu Hayabusa. Um jovem guerreiro do Ninja Dragon Clan, que ao receber a carta de seu pai que "Iria para uma luta a qual não sabia se voltaria vivo", vai atrás dele.





Logo no primeiro ato (act) da fase, você tem a chance (talvez a única) de se familiarizar com os comandos do jogo e as habilidades de Ryu para o resto do jogo. Não é muito difícil, porém, a partir do ato 2 a coisa realmente começa a esquentar. Não, nem tudo está perdido, pois Ryu pode contar com as Artes (Habilidades) dentro dos triângulos, velas, pássaros e outras parafernalhas que você possa encontrar ao longo dos atos, como a Art Of Fire Wheel (Os círuculos de fogo), Shurykens, Windmill Shurykens (As estrelas ninja laranjas que vai e voltam como se fosse bumerangue), a chama que te deixa invencível por um curto período derrubando qualquer inimigo o qual você entre em contato, a ampulheta que deixa todos os inimigos paralisados por um tempo e a arte a qual Ryu realiza um ataque giratório com sua espada no ar que é letal para qualquer chefe. Entretanto, chegar no chefe de qualquer ato com esta última e preciosa arte é um desafio.




Sobre a dificuldade do jogo, como eu já disse, é insana! O jogo é repleto de inimigos em toda parte. Prepare-se para perder muitas vidas e continues nas mãos de boxeadores, múmias, morcegos, soldados, cheetahs e os temidos pássaros (Sim, além de serem a maior preocupação de te jogar a um abismo abaixo ele causa a maior quantidade de dano no jogo que qualquer outro inimigo comum). Os chefes, entretanto, graças a Deus, não são tão difíceis assim, embora você ainda perca algumas vidas tentando descobrir os padrões de seus ataques e suas fraquezas. Mas o maior desafio é o tempo. Muitas vezes, é quase impossível concluir um ato antes que o tempo termine, a primeira viagem, mas isso não é um defeito exatamente, não? Após os seis longos atos você será desafiado por The Jaquio e o demônio, depois você será recompensado com o final e aí sim você poderá dizer "Sim, agora eu sou um gamer expert!". Pois você acaba de terminar um excelente jogo do Nintendinho (e o mais difícil da trilogia do console) e voltou no tempo jogando esta obra de arte de 8 bits!

Nota: 9,5

Download: Emuparadise

Nenhum comentário: