domingo, 3 de fevereiro de 2008

007 - Goldeneye (Nintendo 64)


Gênero: Ação/Tiro

Bem, eu nunca me vi como um fã de jogos de tiro em primeira pessoa, mas voltando em 1998, eu acabei descobrindo esta maravilha, que por pouco (questões monetárias) iria passar em branco por Ocarina Of Time. Enfim, os deuses video-gamísticos conspiraram para eu por as mãos num jogo desses. A princípio eu pensei que fosse apenas um jogo simples de matar qualquer um que visse pela frente e chegar na saída, mas não, não é apenas isso. Goldeneye possui um verdadeiro "arsenal" de objetivos e uma série de fatores que vai mantê-lo ocupado por um bom tempo enquanto tenta manter-se vivo, se livrando de vários soldados querendo sua cabeça.
E não é só isso que o jogo se resume não, Goldeneye foi feito de uma maneira tão genial que ele conseguiu ser um jogo bastante vasto, variado, autêntico, e mesmo assim não fugiu um segundo sequer da atmosfera do filme original. Você reconhecerá logo de cara a cena em que Ourumov "mata" 006 em Facility, a perseguição a Ourumov em Streets, a fuga da explosão do trem em... Train, e muitas outras cenas familiares para quem assistiu o filme.



Todas as fases tem seu próprio aspecto, sua própria peculiaridade, enfim, é impossível de ser monótono, exceto por ter duas fases Surface e Bunker, mas há um porque deste retorno, cada uma tem seus próprios objetivos, que podem variar entre destruir algum dispositivo, cameras, resgatar e proteger Natalya (você fará muito isso hehehe), encontrar algum item em especial, ou simplesmente encontrar a saída. E a quantidade de objetivos pode aumentar ou diminuir, dependendo do nível de dificuldade que você escolher: Agent: fácil, Secret Agent: médio e 00 Agent: difícil, há também a dificuldade 007 que é personalizável, mas só pode ser conseguida atingindo certas condições no jogo (ah, não quero estragar ainda mais a surpresa), e ainda há mais duas fases secretas que não fazem parte do filme Goldeneye, mas sim de aventuras anteriores de James Bond.
Tudo no jogo foi modelado de uma maneira tão inspirada que conseguiu se espelhar perfeitamente no espírito do filme. Um exemplo classico disso é o menu de pausa. Sim, até o menu de pausa foi bem feito. A pausa nada mais é do que você "olhando" o seu relógio, nele contém um menu de selecionar suas armas ou itens, configurações de controle, verificar seu objetivos, e outras coisas mais.



As armas... como poderei esquecê-las? São tantas, mas todas elas tem seu próprio traço, seus nomes são fictícios, mas e daí? Elas são tão "carismáticas" que até reconheceria qualquer uma delas somente escutando o seu som. Quem não se lembra da famosa PP7? Arma favorita de Bond. E a irritante Klobb, que não serve pra p**** nenhuma? A "simpática" ZMG 9mm com seu poder de fogo equivalente ao barulho que faz? A Automatic Shotgun, RCP-90, Rocket Launcher, Cougar Magnum, Remote Mines (como eu adorava ver os inimigos voando com esta belezinha), e armamentos um tanto quanto incomuns de se encontrar como Taser, Laser, e até Golden Gun, como o próprio nome diz, um revólver dourado que elimina qualquer sujeito com apenas um tiro. Bem, estas são algumas das belezinhas que você irá encontrar neste jogo.



Mesmo que você termine o jogo de cabo a rabo, ainda há muito com o que se divertir, como por exemplo, os Cheats, que nada mais são que "trapaças" do jogo, que podem lhe conceder super-velocidade, inimigos cabeçudos, em slow-motion, invisibilidade, munição infinita, invencibilidade, e até todas as armas do arsenal do jogo, com um monte deles, dá até pra "brincar de Deus" fazendo o que quiser com tudo a seu bel-prazer (Eu passava horas torturando os inimigos com Tasers e facas, empilhava um monte de Minas embaixo deles e eles voavam que nem passarinhos hehehehehe). Estes cheats podem ser conseguidos batendo um recorde de tempo estabelecido numa fase, e em determinado nível, mas vale lembrar que vencendo uma fase usando cheat não abre a próxima fase e nem contará como um recorde para tentar abrir outro cheat. É até bastante divertido, mas você ainda quer mais? O modo Multiplayer está aí para isso, te juro: É o melhor modo multiplayer do Nintendo 64 depois de Super Smash Bros e Mario Kart 64. Como é bom atirar, metralhar, explodir seus amigos e ainda dar risada disso, há muitos, MUITOS personagens mesmo a sua disposição, mas é preciso destravar a grande maioria, há várias opções de multiplayer: quantos minutos dura uma partida, ou quantas mortes dura, ou então pode ser um jogo de duas vidas para cada. Você ainda pode escolher que tipo de armas aparecerão, o handicap de cada jogador, e até modo team pra você montar um complôzinho com o melhor jogador hehehe. Garanto que neste modo multiplayer, não há desculpa alegando "ah, eu não sei jogar isso". Sempre haverá um jeito que vai fazer você querer jogar, e não importa como vai ser o modo de como será jogado, pois eu garanto que este é um excelente multiplayer e vai fazer até aquele teu amigo noob querer ir pra desforra em uma partida.



Enfim, este é mais um jogo memorável, e que com certeza merece um 10, e com muito louvor, por que ele tem de tudo, conseguiu ser bem fiel ao filme, foi um dos jogos mais inovadores da história, e vai ser logo de cara um dos primeiros jogos que virá a sua cabeça quando você pensar em Nintendo 64. Pra quem não jogou, pode confiar, há vários posteriores a este da série 007, mas nenhum deles supera esse aqui, pode ter certeza disso. Tá eu não joguei quase nenhum desses, mas eu duvido muito que eles consigam ser tão marcantes quanto este. Eu até hoje aradeço por ter faltado dinheiro naquele dia e, consequentemente, acabei comprando este jogo...

Sua próxima missão: Baixar este jogo...

Tá, foi sem graça, mas eu tentei estravazar...

Nota: 10
Download: Emuparadise